top of page

No Dia dos Direitos da Criança, as turmas da Escola de Hotelaria comemoraram de uma maneira especial.

Os professores conversaram com os  alunos sobre a importância dos Direitos da Criança e, em seguida, estes pintaram um desenho sobre o tema.

 Os trabalhos foram colocados no gradeamento da escola para lembrar a todos a necessidade de respeitar e proteger esses direitos.

Esta doi uma ação simples, mas significativa, para consciencializar a comunidade escolar.

Juntos podemos construir um futuro onde os Direitos da Criança sejam sempre respeitados e garantidos.

 

Prof.ª Beatriz dos Santos Alves(1ºciclo)

Revisado pelo Clube de Jornalismo



0 visualização

No átrio principal da escola sede do Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão está a decorrer uma exposição em cartolina subordinada ao tema: “O surgimento do Renascimento nos séculos XV e XVI”.

A atividade foi realizada por todas as turmas de 8º ano e promovida pela disciplina de História.

A realização desta atividade tem como objetivo a compreensão do contexto dos acontecimentos históricos em diferentes períodos e espaços históricos, bem como a constatação da importância que estes tiveram no seu tempo.

Quanto ao tema anteriormente referido, procurou-se conhecer a importância do Renascimento nos séculos XV e XVI: quando, onde e os motivos do seu surgimento; entender a importância destes valores, bem como as áreas do conhecimento que foram desenvolvidas nesta época; compreender a importância do surgimento da imprensa e conhecer a biografia de alguns humanistas renascentistas que se destacaram na literatura e nas ciências.

 

Texto: Prof. Adriano Garcez

Revisado pelo Clube de Jornalismo




0 visualização

A turma A do 8º ano visitou a Biblioteca Cordas e Nós, no dia 26/11/2024, terça-feira de manhã, no espaço do Tempo (Teatro Municipal de Portimão), para aí usufruir de uma experiência inesquecível sobre a origem da biblioteca.

A Matilde, de seu nome, guiou todos os presentes na narração de algumas das histórias que a mesma guarda dentro de si, há muito tempo, dando a conhecer que a mesma começara com seu avô, professor que a construíra para juntar objetos importantes para muitos, que constituíam memórias e, que para outros eram considerados lixo.

Dentro da biblioteca existem inúmeros objetos como: livros, pergaminhos rascunhos, histórias de cordas e nós feitas por pessoas de todo o mundo, em diversas línguas e cada uma com significado único, fotografias, tijolos caixas, pedras com letras iniciais do nome escritas, entre muitas outras coisas.

A guia explicou que desde que o seu avô lhe ensinou tudo o que tinha a saber sobre a biblioteca, decidiu partilhar as lindas histórias que os objetos continham e ser a mensageira das memórias e sonhos que não são editados por outros, mas que ali têm sempre um lugar reservado.

Aquilo que muitos vêm como lixo pode ser muito mais do que isso, como poemas com 40 erros ortográficos ou mesmo testes com 0%. Por  vezes, embora raramente também se encontram poemas ou cartas de amor rasgadas ou amassadas.

 

Texto: Nicu Rusu- 8ºA

Fotos: vários

Revisado pelo Clube de Jornalismo







10 visualizações
bottom of page