"Projeto Educação LGBTI” veio à Mergulhão
- Admin
- 27 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
No dia 09.03.2023, no Auditório da Escola Básica Engenheiro Nuno Mergulhão, as turmas dos sétimo e oitavos anos assistiram a uma palestra sobre LGBTQIA+.
No dia 01.03.2023, esta palestra já havia sido apresentada a docentes e não docentes.
A sessão de sensibilização foi dinamizada pelo enfermeiro João Diniz, da Rede Ex. Aequo, no âmbito do “Projeto Educação LGBTI”. Esta apresentação foi organizada pela psicóloga Joana Mendes do SAAF (Serviço de Apoio ao Aluno e à Família) e teve como objetivos, o esclarecimento e debate sobre orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais, por forma a educar para a defesa dos direitos humanos, combater o bullying e criar ambientes escolares inclusivos, seguros e acolhedores para toda a comunidade escolar.
A sessão teve uma componente teórica inicial de contextualização e sensibilização em torno da temática abordada, com o objetivo de minimizar preconceitos e discriminação.
O enfermeiro João Diniz fez uma breve apresentação sobre a Rede Ex. Aequo, da qual faz parte, esclareceu algumas dúvidas, por parte dos alunos, sobre a diversidade de conceitos do campo da sexualidade, da identidade de género, da orientação sexual e da expressão de género, exemplificando com o “biscoito do género”, uma ilustração que os retrata.
Seguiu-se uma reflexão sobre o tema / debate de ideias e estratégias, que possam vir a apoiar a comunidade LGBTQIA+, na busca por direitos, justiça e igualdade. Foi, ainda, sugerido aos alunos que colocassem perguntas, anonimamente, através de um questionário.
A palestra foi de extrema importância, com assuntos que deveriam já ser claros para a sociedade e para a comunidade educativa, onde todos têm o direito de se sentir seguros e incluídos.
Texto de: Carolina Anjos - 8º A Nº 2
Revisado pelo clube de Jornalismo

Comments