O Agrupamento de Escolas de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão foi novamente galardoado com o selo “Escola Sem Bullying – Escola Sem Violência”, uma distinção nacional que reconhece o trabalho contínuo desenvolvido na promoção de um ambiente escolar seguro, respeitador e inclusivo. Este selo é o reconhecimento de um esforço diário e coletivo de cada um de nós (alunos, docentes, assistentes operacionais, técnicos, encarregados de educação, famílias e Direção) que, com empenho e sentido de missão, contribuímos para fazer da nossa escola um espaço de bem-estar, solidariedade e respeito mútuo.
À semelhança dos anos letivos anteriores, as ações de prevenção e intervenção têm vindo a decorrer desde o início do ano, integrando-se em diversas iniciativas, nomeadamente na Semana Aberta, com a inclusão da atividade #STOPBULLYING&VIOLÊNCIA no Peddy (Save the) Paper, que incentivou à cooperação, ao respeito entre pares e contribuiu para fortalecer o sentido de pertença e a consciência social dentro da comunidade educativa.
Ao longo do ano letivo, esta temática é trabalhada de forma direta e indireta, seja através de ações de sensibilização e intervenção, seja por meio de atividades promotoras de competências socio emocionais.
No Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado a 20 de outubro, foram dinamizadas atividades temáticas em várias disciplinas e níveis de ensino, promovendo a reflexão sobre o fenómeno do bullying e reforçando o compromisso coletivo com os princípios da não-violência, da empatia e da inclusão.
Para ilustrar este percurso e reforçar a vertente psicoeducativa, partilhamos também um vídeo com algumas das ações realizadas desde o início do ano. O vídeo aborda, de forma clara, o que é o bullying, os seus sinais de alerta, as formas de lidar com estas situações e os canais de denúncia disponíveis, constituindo-se como uma ferramenta de sensibilização e de aprendizagem para toda a comunidade educativa.
O AEENM reafirma, assim, o seu compromisso diário com a construção de uma escola sem violência, onde todos se sintam valorizados, seguros e felizes. A construção de uma escola sem violência faz-se todos os dias, através de pequenos gestos de respeito, compreensão e solidariedade.
Juntos, dizemos NÃO ao bullying e SIM ao respeito!
Texto e vídeo de Joana O’Neill Mendes e Catarina Silva
(psicóloga e estagiária de psicologia do SAAF)
Revisado pelo Clube de Jornalismo




















