Repensar os Ecrãs: Um Dia de Cinema e Reflexão na Mergulhão
- Admin

- 5 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
No dia 30 de outubro, a nossa escola promoveu um dia dedicado à reflexão sobre o uso dos ecrãs, num contexto marcado pela proibição de telemóveis nas escolas e pelos estudos que alertam para os riscos do seu uso excessivo. Para apoiar esta reflexão, recebemos o realizador Nuno Vieira, da Filmideia, criador do Movimento S - Saúde em Movimento, que utiliza o cinema para sensibilizar crianças e jovens para estilos de vida mais saudáveis e equilibrados.
A atividade consistiu na exibição de filmes, adaptados a cada ciclo de ensino, seguidos de momentos de reflexão com o realizador. De manhã, os alunos do 5º ano refletiram sobre a relação entre dependência dos ecrãs, contacto com a natureza e sustentabilidade. À tarde, os alunos do 7º ano e do CEF exploraram a ligação entre tecnologia, participação na comunidade e inteligência artificial. Os debates permitiram discutir não só os riscos, mas também as potencialidades do uso responsável da tecnologia.
A iniciativa, assente nos pilares do Movimento S - Saúde, Sustentabilidade, Sabedoria, Segurança e Solidariedade - envolveu os alunos na construção de hábitos digitais mais conscientes e alinhados com um estilo de vida mais saudável.
Texto e fotos de Joana O’Neill Mendes, psicóloga do SAAF
Revisado pelo clube de Jornalismo









Comentários