“Não sabia que podia dar nisto...E agora?”: projeto "Educar para o Direito" sensibiliza jovens para questões criminais
- Admin
- 26 de mar.
- 1 min de leitura
No passado dia 18 de março, realizou-se no Museu de Portimão a palestra "Educar para o Direito", dinamizada pela advogada Dr.ª Paula Varandas.
A iniciativa, integrada no Março Jovem, contou com a participação de alunos do sétimo e oitavo anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão e do Agrupamento de Escolas da Bemposta, promovendo um momento de partilha e reflexão.
Durante a sessão, foram abordados temas como violência no namoro, bullying, ciberbullying, drogas, injúrias, ameaças, furto e roubo, recorrendo a casos reais e suportes visuais para tornar a abordagem mais acessível e impactante.
Os alunos acompanharam atentamente a sessão, demonstrando grande interesse pelas temáticas abordadas. No final, uma sondagem revelou que a grande maioria dos participantes considerou a palestra esclarecedora e pertinente, sublinhando a importância deste tipo de iniciativas para a sua formação cívica e para uma maior consciencialização sobre as implicações legais de determinadas condutas.
Esta palestra revelou-se, assim, uma experiência enriquecedora, não só pelo conhecimento transmitido, mas também pela forma como reforçou a responsabilidade individual dos jovens na construção do seu futuro.
Texto: Nádia Machado (Coordenadora do PES), Joana Mendes e Fabiana Nunes (SAAF)
Fotografias: Dr.ª Paula Varandas, Joana Mendes e Fabiana Nunes (SAAF)
Revisado pelo Clube de Jornalismo










Comments