A turma A do 8º ano visitou a Biblioteca Cordas e Nós, no dia 26/11/2024, terça-feira de manhã, no espaço do Tempo (Teatro Municipal de Portimão), para aí usufruir de uma experiência inesquecível sobre a origem da biblioteca.
A Matilde, de seu nome, guiou todos os presentes na narração de algumas das histórias que a mesma guarda dentro de si, há muito tempo, dando a conhecer que a mesma começara com seu avô, professor que a construíra para juntar objetos importantes para muitos, que constituíam memórias e, que para outros eram considerados lixo.
Dentro da biblioteca existem inúmeros objetos como: livros, pergaminhos rascunhos, histórias de cordas e nós feitas por pessoas de todo o mundo, em diversas línguas e cada uma com significado único, fotografias, tijolos caixas, pedras com letras iniciais do nome escritas, entre muitas outras coisas.
A guia explicou que desde que o seu avô lhe ensinou tudo o que tinha a saber sobre a biblioteca, decidiu partilhar as lindas histórias que os objetos continham e ser a mensageira das memórias e sonhos que não são editados por outros, mas que ali têm sempre um lugar reservado.
Aquilo que muitos vêm como lixo pode ser muito mais do que isso, como poemas com 40 erros ortográficos ou mesmo testes com 0%. Por vezes, embora raramente também se encontram poemas ou cartas de amor rasgadas ou amassadas.
Texto: Nicu Rusu- 8ºA
Fotos: vários
Revisado pelo Clube de Jornalismo
Comments